Eu recebo muitos pacientes que me perguntam: o que é catarata? Afinal, essa é uma doença comum na terceira idade e não podemos esquecer que a população brasileira está envelhecendo. Portanto, eu resolvi explicar sobre essa condição que pode afetar todos nós.
A catarata é uma lesão no cristalino do olho, formando uma “nuvem” branca que, obviamente, atrapalha muito a visão. O problema costuma começar aos poucos e em um só olho. Em seguida, há o perigo de afetar os dois globos oculares.
Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, essa doença oftalmológica afeta cerca de 25% dos brasileiros, ou seja, mais de 56 milhões de pessoas.
Quer saber mais? Leia este material que preparei!
Antes de tudo, o que é cristalino?
Para entender bem sobre a catarata, também é importante conhecer o cristalino. Trata-se da “lente” do nosso olho. A primeira função dele é focalizar as imagens de perto e de longe.
Além disso, essa estrutura também tem a missão de tornar a visão mais nítida. É por isso que um dos principais sintomas da doença é o embaçamento.
O que é catarata e os tipos
Basicamente, o envelhecimento do cristalino é o fator causador da catarata que, nesse caso, é chamada de “senil”.
Porém, a doença também se apresenta em outras formas. São elas:
–congênita: o bebê já nasce com o problema, que costuma ser causado pela infecção da mãe por rubéola e toxoplasmose durante a gravidez;
–traumática: após um acidente no olho, como uma perfuração;
–diabética: o alto nível de glicose no sangue prejudica o cristalino;
–secundária a medicamento: o uso prolongado de algumas substâncias, como os corticoides, podem acarretar na catarata.
Atenção aos sintomas
Depois de descobrir o que é catarata, chegou o momento de conhecer os sintomas e ficar atentos a eles:
-sensibilidade à luz;
-visão embaçada;
-cores menos nítidas;
-percepção de uma mancha branca no olho.
Você se identificou com esses sinais? Então, é hora de procurar a ajuda de um médico oftalmologista.
Além da avaliação no próprio consultório, é comum solicitar alguns exames para fechar o diagnóstico, como mapeamento de retina, teste de acuidade visual e exame de lâmpada de fenda.
O tratamento da catarata
A boa notícia é que a catarata possui tratamento! Ele é cirúrgico e, durante o procedimento, o médico retira o cristalino doente e coloca uma nova lente intra-ocular (de material biocompatível) no olho do paciente.
A cirurgia é simples e segura, sem a necessidade de internação e com anestesia por meio de colírios.
Durante a recuperação, é importante não coçar o olho tratado, usar os medicamentos prescritos pelo oftalmologista, evitar maquiagem e só dirigir após a liberação médica. Saiba ainda que é normal ter um pouco de lacrimejamento e estranhar as cores mais nítidas.
A melhora costuma ser gradual, aparecendo a partir do segundo dia e se estendendo até o sétimo. A qualidade de vida também é muito impactada positivamente.
Ficou com alguma outra dúvida sobre o que é catarata? Eu estou à disposição para te ajudar. Entre em contato e vou te explicar mais detalhes.